domingo, 11 de fevereiro de 2018

Os recadeiros do regime



Os recadeiros do regime — os que dizem representar os diretores, os que dizem representar os pais, os que dizem “blogar” em prol dos professores… —, os recadeiros do regime declaram união a favor do fim os exames para acesso ao ensino superior. A declaração vale o que vale, vinda de quem vem, mas ficamos a saber o que o Governo quer: acabar com tais exames. Porquê?
Não sei nem posso afirmar nada a esse respeito, pois não possuo dons adivinhatórios, mas tenho um certo pressentimento. Cá para mim, já “se aperceberam” de que os PNPSE, os PAE, os Fénix e seus sucedâneos (os esporos do sucesso total à pressão) estão a produzir alunos muito pouco ambiciosos, com escassa capacidade de sacrifício, com muito pouca apetência para o estudo, pouca autonomia, “subsidiodependentes”... Como baixar gradativamente o grau de dificuldade não é sustentável, a prazo, o melhor é mesmo ir acabando com essas triagens inconvenientes.
Por mim, pacificava-se o sistema de vez: fim de todos os exames em toda a linha, fim das retenções em toda a linha. Depois… o mercado de trabalho que julgasse e triasse. O Estado lavaria daí as mãos, pouparia rios de dinheiro (rios como o Nilo) e todos seríamos licenciados, pelo menos. Quem não encontrasse portas abertas por cá que procurasse lá fora (fosse onde fosse).

PS – Um dia destes, declaro um certo blogue persona non grata. Qual será?

4 comentários:

  1. Muita razão em muitas das ideias. No entanto, não posso deixar de discordar com esta posição do 8 ao 80. É verdade que é mais fácil de argumentar dentro destes parâmetros opostos. Mas não me interessa esta posição nada construtiva.

    O PS entristece-me. Não sei qual é o blogue que um dia declarará como persona non grata. Talvez alguem tenha sido inconveniente e mal educado. Ou será porque tem uma outra visão. Se for este último caso, está conforma a visão do 8 ao 80.

    ResponderEliminar
  2. Adorei os bichos! Roubei para o meu blog.

    ResponderEliminar